A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons tem efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação. A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado. Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar os alimentos).
Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas: Uma pitada de sal sobre os ombros, afasta a inveja. Para espantar o mau olhado ou evitar visitas indesejáveis, coloca-se uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada.A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja e o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem em casa.
Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante.
O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado. Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia de quem entra. Também tomam banho com água salgada com ervas para revigorar a energia interna e a vontade de viver.
No Japão, o sal é considerado um poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô, os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.
Use esse poderoso aliado! É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético!
O banho de folhas
O banho de folhas e um dos rituais mais importantes e é usado nas diversas religiões afro-brasileiras.Um banho pode ter diversas finalidades e resultados dependendo para que foi feito e como foi preparado, o ritual do banho tem inicio na escolhas das folhas que serão usadas, depois a colheita dessas folhas.
À colher as folhas e muito importante observar o horário pois as plantas como todo ser vivo acorda, come, descansa, defeca e dorme. As 6:00hs elas acordam, bom horário para colher para fazer um banho de reequilíbrio energético e fortalecimento (amacis e abòs) , após as 8:00hs elas começam a se alimentar, bom horário para colher para um banho de prosperidade ou atrativo, das 11:00 até as 13:00hs elas estão defecando todas as toxinas, não deve colher folhas nesse horário, das 14:00 as 18:00hs elas estão ativas, bom colher para banhos de limpeza, das 18:00 ate 21:00hs elas estão entrando em estado de repouso, pode colher folhas desde que não seja para banhos, após as 21:00hs elas estão dormindo, não pode colher folhas pois não será liberado nenhuma energia.
*Amaci é um banho usado nas casas de Candomblé, feito de acordo com o Orixá do filho de santo que ainda não é iniciado, e usado sempre que os filhos chegam a casa de axé para participar dos rituais, depois de algum ebó e bori.
*Abò é um banho preparado para o ritual de iniciação de acordo com o Orixá do novo Yiawo, onde além da folhas do Orixá também usa alguns pós e um pouco do ejé do Oro, e colocado em um porrão de barro é deve sempre ser usado pelo Yiawo quando estiver em ritual, esse porrão fica guardado no quarto do santo correspondente.
Afinal, o banho em si é uma limpeza física para o corpo, eliminando as sujeiras do dia a dia e as energias que carregamos e desejamos nos livrar, para termos sensação de leveza e recomeço. Esse tipo de ritual limpa e abre nosso campo áurico. Como dizia o filósofo Lúcio Sêneca, "parte da cura é ser curado". Por isso, tome o banho de ervas com a intenção de descarregar as energias negativas. É essa intenção que fará o ritual se tornar mágico e poderoso.
BANHO PARA PROSPERIDADE MATERIAL: Louro, alecrim, anis estrelado e cravo da Índia fazem desse banho uma chuva dourada. A prosperidade é um estado de espírito, uma consciência e uma constância. Ser afortunado é estar consciente de quem se é e do seu potencial criador para sua vida. Esse banho ajuda a iluminar seu campo áurico e potencializar suas melhores qualidades e virtudes. A pedra que pode ser adicionada a esse banho é o citrino ou topázio, que potencializam a frequência das ervas e do reino vegetal e mineral, fortalecendo a estrutura, a consistência e a realização.
BANHO PARA PROSPERIDADE NO AMOR: Para esse banho, utilize ervas e especiarias como cana do brejo, cravo e canela. A intenção é trazer leveza e magnetismo, tornando o seu campo áurico mais cristalino. Ao tomar esse banho, possivelmente chamará mais atenção, será como se uma redoma de felicidade e encantamento lhe envolvesse. Nesse banho, você também pode colocar uma pedra quartzo rosa ou cristal, que potencializam a frequência das ervas e do reino vegetal e mineral, fortalecendo a estrutura, a consistência e a realização na sua vida.
BANHO PARA PROTEÇÃO: Utilize ervas e especiarias como a arruda e a pimenta, que ajudam a descarregar as energias e fazer uma reconfiguração do campo áurico, tornando-o forte e energizado. Nesse banho, experimente colocar na água com ervas uma pedra ônix, que potencializa a frequência das ervas e do reino vegetal e mineral, fortalecendo a estrutura, a consistência e a realização na sua vida. Modo de preparo; Se as folhas forem frescas deve ser maceradas em um pouco de água fresca, deixa descansar por pelo menos 1 hora depois toma o banho da cabeça pra baixo. Se as folhas forem secas, ferva a água, quando a água estiver fervendo coloque as folhas desligue o fogo e tampe a panela, deixe descansar por uma hora.Para que servem algumas ervas. (in: Adriano Camargo, publicado no Jornal de Umbanda Sagrada)
Para banhos e ou defumações com várias finalidades:
Arruda – Ótimo protetor astral, desagrega larvas astrais e energias enfermiças. Quebra as formações energéticas negativas resultantes de acúmulos de pensamentos negativos e de atuações do baixo astral.
Alecrim – Desagrega energias enfermiças, limpa e purifica o ambiente, criando uma “esfera” de proteção; boa contra obsessão; afasta a tristeza.
Alfazema – Ajuda a equilibrar nossas energias, limpa e purifica o ambiente trazendo a paz e harmonia.Anis-estrelado – Atua melhorando nosso humor; desperta a intuição; torna o ambiente agradável e desagrega energias negativas.
Absinto – Losna – Em banhos, ela desagrega fluidos negativos. Na defumação, afasta influência negativa.Alho (casca) – Desagrega as energias negativas de ordem sexual, protege contra influências negativas e purifica o ambiente.
Artemísia – Quebra as correntes de pensamentos negativos e traz proteção.
Bambu – Contra influências negativas.
Botões de flor de laranjeira – Para o amor
Camomila– Calmante, contra depressão e ansiedade.
Cana-de-açúcar (palha e bagaço) – Dá força e vigor para enfrentar as situações do dia a dia.
Canela– Condensador de fluidos benéficos, destrói miasmas astrais; afrodisíaco; atrai a prosperidade.
Cebola (casca) – Desagrega energias negativas de ordem sexual; afasta fluidos indesejados.
Capim limão/Capim Santo – Bom para acalmar e trazer bons fluidos.
Cravo – Afrodisíaco, estimulante, aumenta o magnetismo pessoal e atrai a prosperidade.
Eucalipto– Desagrega as energias negativas e enfermiças, renova nossas energias, equilibra o emocional.
Erva Doce– Acalma e harmoniza o ambiente, desagregando energias enfermiças e nocivas.
Girassol (folhas) – Excelente condensador de fluidos positivos; ajuda a aguçar a intuição.
Guiné – Quebra formas-pensamento baixas e ajuda na comunicação com os bons espíritos. Bom contra obsessões de natureza sexual.
Hortelã – Bom para proteção e contra o desânimo.
Ipê amarelo – Para harmonizar ambientes.
Laranja (flor, folhas e casca) – Estimula o amor nos tornando mais atraentes; também torna o ambiente mais agradável e “leve”.
Levante – Bom para proteção e abertura de caminhos.
Limão (casca) – Queima os fluidos negativos e enfermiços.
Lírio – Bom para nos tornar mais puros, simples e humildes; estimula nosso lado compreensivo e amoroso.
Louro (“a folha do sacerdote”) – Excelente para aguçar a intuição e para a prosperidade.
Maçã (folhas, flores e casca) – Desperta nossa sensibilidade ao amor e aumenta nosso poder magnético de atrair o que nos agrada.
Malva – Acalma e desperta a sensibilidade.Manjericão – Ótimo para tirar as energias negativas, trazer vida ao ambiente e às pessoas; aumenta o magnetismo pessoal; atua contra a depressão e ansiedade.
Maracujá (flor) – Para fortalecer nossos laços de amizade.Melissa – Acalma os ânimos e nos torna mais alegres; limpa e sutiliza o corpo astral.
Morango (folhas e fruto) – Desperta o prazer em todos os sentidos.
Noz moscada – Aguça a intuição, ajuda na comunicação astral e é boa para a prosperidade.
Poejo – Ótima para proteção e para acalmar os ânimos.
Pitanga (folhas) – Prosperidade e proteção.
Patchuli – Bom para o amor, a prosperidade e a intuição, fortalecendo o magnetismo pessoal.
Salsa – Usada para a proteção, afasta a negatividade.
Sálvia– Considerada a erva da saúde, serve para limpeza, proteção e intuição.
Rosa branca – Desperta o amor à espiritualidade.
Rosa vermelha – Desperta a paixão.
Rosa cor-de-rosa – Desperta o amor maternal, filial e fraternal.
Romã (casca e flores) – Utilizada para a prosperidade, protege contra as emanações provindas da inveja e do ódio.
Orquídea – Desperta a libido.
Alguns pratos:
Armianca: Salada de alface e tomate (em rodelas) com champignon; queijo de cabra, cenoura, beterraba (em pedaços) e berinjela frita (em tiras). Enfeitar com passas de uva, raminhos de hortelã e pétalas de flores.
Assados:
Pernil de carneiro (Bakró);
Pernil de leitão (Baló);
Cabrito Frito com arroz e brócolos (ou lentilha ou nozes); e/ou roletas de carne bovina ou frango com pedaços de cebola, pimentão (verde e amarelo) e tomate.
Berza:
Brynza: Queijo de Cabra (cru ou frito).
Chivuisa: Destilado à base de trigo (espécie de Aguardente).
Civiaco: Torta salgada ou doce.
Cozido Manouche: feijões vermelhos grandes, pedaços de carne e de ossos de pernil de porco, alhos-porós em pedaços, salsa com as folhas em pedaços, alhos comuns inteiros com casca, cenouras e batatas cortadas em pedaços grandes, sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto; arroz branco que deve ser incorporado na última etapa do cozimento.
Goulash: Cozido de arroz, batata, pedaços de carne bovina e páprica ardida.
Malay: Pão de Milho.
Manrô/Kolako: Pão redondo de Farinha de Trigo.
Mamalyga: Polenta.
Naut: Grão de Bico com linguiça.
Paprikach: costela defumada (bovina ou suína) e bacon ao molho vermelho de tomate e pimentão com batatas pequenas, cozidas (na casca) e páprica doce.
Papuchá: Pirão de Milho.
Sifrite: Ponche de Frutas com Champanhe, Vinho e/ou refrigerante. Enfeitar com pétalas de rosa.
Sarmá: Arroz com lentilha, carne seca desfiada e nozes.
Sarmy/Salmava: Charutos ou Rolinhos feitos em folha de repolho recheados com lombo ou carne bovina moída, azeitonas, bacon e molho dourado; e/ou em folha de uva com recheio de bacalhau.
Tchaio/Kavi: Chá Cigano feito com Chá Preto ou Mate com pedaços de frutas (maçã: felicidade; uva fresca: prosperidade; passa de uva ou ameixa: progresso; morango: amor; damasco: sensualidade; pêssego: equilíbrio pessoal; limão: energia positiva e purificação da alma). Fazer o chá em água fervente e deixar amornar. Colocar as frutas maceradas, misturar bem, coar e beber.
Varenyky: Pastel cozido podendo ser doce (recheado com uva) ou salgado (recheado com batata ou queijo de cabra).
Vinho: Vinho tinto.
Receitas: http://caixinhadesurpresasdaeliane.blogspot.com.br/2013/08/receitas-ciganas.html
Para os Ciganos cozinhar é muito especial, porque através da comida acredita-se que uma pessoa pode encantar a outra. Cada ingrediente utilizado pelo cigano no preparo de sua comida leva consigo um sentido próprio, um desejo, um objetivo. As fazes da lua, são muito importantes para o preparo da comida cigana.
Na cozinha cigana estão inclusos. As carnes de porco, frango e boi que são as mais utilizadas. Utilizam também muitas especiarias e temperos de diversas partes do mundo, como, frutas, nozes e amêndoas que estão sempre presentes em diversos doces. Também são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios. As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos ritualisticamente para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.
Na Lua Nova: é de boa energia para terminar trabalhos inacabados ou começar projetos que queremos que deem resultados imediatos.
Na Lua Crescente: Os Ciganos cozinham para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e também para o casamento, noivados. É nesta lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso seja cultivadas em horta doméstica.
Na Lua Cheia: Os Ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servi-lhes os alimentos encantados esperando os melhores comentários. Também é a lua melhor para lançar um produto e também iniciar um projeto que desejamos que se torne público.
Na Lua Minguante: Dedicam a cozinha para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raízes, sementes, frutas e flores.
Gastronomia
Banhos & Ervas
SAL GROSSO
"CIENTIFICAMENTE PROVADO SAL GROSSO - ONDA VIOLETA. O Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta!
O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau olhado e deixar a casa a salvo das energias nefastas. O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.
Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa. Por isso colocar um copo com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. Em dois ou trés dias já se percebe a diferença. Quando se formam bolhas é hora de renovar a salmoura.