top of page

 

Fonte:

Harish Johari: In his book "Chakras - Energy Centers of Transformation"

CHAKRAS-CENTROS DE ENERGIA DE TRANSFORMAÇÃO

A palavra "Chakra" vem do Sânscrito e significa "roda de luz". Os chakras podem ser imaginados como rodas da mente que vive na floresta dos desejos. E os próprios desejos são eles mesmos, grandes forças motivadoras. Cada chakra é um estágio no pátio de recreio dos desejos. Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris. A kundaliní passa através de canais (nadís) e atravessa centros nervosos denominados chakras.

 

Os chakras são definidos como centros captadores, armazenadores e distribuidores de prana (a energia vital) para todo o organismo.   O canal direito está relacionado com o elemento fogo  o esquerdo elemento água.

 

A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a ENERGIA KUNDALINI pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras. Caduceu de Hermes ou a subida da kundalini é representada pela serpente enrolada no chakra básico ou sexual) pela coluna vertebral através dos chakras e o despertar da consciência

 

Cada um dos sete chakras possui diversas qualidades espirituais. Essas qualidades estão intactas dentro de nós, e, mesmo que elas não possam sempre se manifestar, elas jamais podem ser destruídas. Quando a Kundalini é despertada essas qualidades começam a se manifestar espontaneamente e se expressam em nossas vidas.

 

Conhecer os Chakras pode ser proveitoso, pois ajuda a buscar o equilíbrio e desafia as pessoas a se autossuperarem. Para que isso aconteça, é preciso investigar qual Chakra encontra-se em desequilíbrio, ou seja, com excesso ou falta de energia. A partir do momento que enxergamos o negativo e a crise como parte de um processo, iniciamos um movimento de autoaperfeiçoamento, que representa um impulso para o movimento, o crescimento, o aprendizado e a evolução.

1º CHAKRA BÁSICO/ MŪLĀDHĀRA CHAKRA

Significado do nome do chakra: Fundação.

Localização: Plexo pélvico: Região entre o ânus e os genitais: base da espinha dorsal: As três primeiras vértebras.

Elemento: Terra. Planeta: Marte

Deidade: Ganesha Aquele que obtém o controle sobre órgãos dos sentidos motores. A tarefa de Ganesha envolve sua aceitação enquanto removedor de obstáculos; isto subjuga a mente racional, ou o hemisfério esquerdo – que é de natureza analítica e crítica – e libera o direito, que é emocional e necessário para a aventura espiritual. Aquele que é levado pela aparência externa não consegue admirar a belaza interior de Ganesha, mas aquele que penetra a realidade física pode ver nele a união do amor e da sabedoria.

 

 

Os sete tipos de desejos (segurança, procriação, longevidade, participação, conhecimento, auto-realização e união) são vistos nos troncos e nas sete cores. Também estão associados aos sete chakras, às sete notas e uma oitiva e aos sete planetas principais. Concentra as energias da Kundaliní, que uma vez despertadas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA que contém o código da vida.

 

É a ligação com a terra. A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.

Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".

 

É um indivíduo com os maxilares e os punhos enrijecidos, recusa-se a viver de acordo com as leis naturais que governam seu corpo, criará uma karma ou obstáculo no mundo. Seus órgãos dos sentidos motores servirão somente para trazer confusão e dor em troca de gratificação temporária.

Normalmente a criança de um a sete anos age com as motivações do “primeiro chakra”. O principal problema da criança, ou do adulto, agindo com a motivação do primeiro chakra, é comportamento violento baseado na insegurança. Um indivíduo com medo pode lutar cega e insensivelmente, como um animal acuado, devido a sensação de perda da segurança básica.

2º CHAKRA SACRO/ SVĀDHISTHĀNA CHAKRA

 

Significado do nome do chakra: Lugar-Morada do Ser.

Localização: Plexo hipogástrico; genitais.

Órgão do sentido. Língua.

Órgão motor: Genitais

Cor: laranja. Pedra preciosa: Quartzo branco, pérola.

Elemento: Água.

Planeta: Mercúrio. 

A relação vital entre a água e a lua é mostrada no yantra crescente dentro de um círculo branco do chakra da água.

 

Lua não é conhecido como um planeta regente de qualquer chakra como influenciar factores ao longo de todos os chakras daí Soma chakra é apresentado como "Lua Nectar "

 

A lua desempenha um papel importante na vida das pessoas do “segundo chakra”, que atravessam muitas flutuações emocionais durante a mudança das fases da lua. A inspiração para criar começa no segundo chakra.

 

 

Efeitos da meditação: A centralização neste chakra permite que a mente reflita o mundo, como a lua reflete o sol. Uma pessoa do segundo chakra com frequência gosta de ser príncipe, senhor ou herói. A troca de papéis mantém a autoestima elevada e nobre.O chakra svadhisthana engloba o plano astral e os outros do entretenimento, fantasia, insignificância, ciúme, misericórdia, inveja e alegria.

 

A fantasia pode ser utilizada para favorecer as profissões e as belas artes. Quando um mundo é visto com a mente negativa, nada excita, nada agrada, tudo fica perdido. A inveja e o ciúme surgem de um desejo de possuir o lugar ou as qualidades do outro. Isto resulta em um estado destruidor de ansiedade inquieta.Adquire-se a capacidade de usar a energia criativa e sustentadora para elevar-se às artes refinadas e às relações puras, tornando-se livre da luxúria, ira, ganância, insegurança e ciúme, manipulação e apego, dependência emocional, vícios e autodestruição.É aqui que se inicia a expansão da personalidade. Consciente x inconsciente.

 

O carma ativo adormecido, invade o consciente. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.O crocodilo retrata a natureza sensual das pessoas do segundo chakra. Aprecia flutuar, mergulhar fundo na água e tem um forte poder sexual. A gordura do crocodilo já foi utilizada no homem para aumentar a virilidade.O ditado “chorar lágrimas de crocodilo” também é conhecido na Índia, referindo-se a falsa manifestação de emoção.

3º CHAKRA PLEXO SOLAR/ MANIPŪRA CHAKRA

 

Localização: Plexo Solar; Plexo Epigástrico; Umbigo.

Cor: dourada ou de cor vermelho-carmim.

Elemento: Fogo.

Planeta regente Sol (solar masculino).

Pedra preciosa: Rubi, Granada.

Dia da semana: Domingo.

 

O local do fogo dentro do corpo. As pessoas do terceiro chakra são dominadas pelo intelecto e pelo fogo, que é de natureza solar. Vivem em grupo e movem-se em direção ao objetivo desejado, sem pensar nas consequências – como um carneiro.

 

Caminha com ar de orgulho, como se bebesse vaidade. Preocupa-se com a aparência e com o fato de andar na moda.Uma pessoa dominada pelo terceiro chakra lutará pelo poder pessoal e pelo reconhecimento, mesmo em detrimento da família e dos amigos. É onde "mora" o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Suas funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle.

O equilíbrio do Chakra Manipura é o serviço abnegado, isto é, servir sem esperar recompensa, brihos ou glória. A prática da caridade esclarecerá o caminho da ação, ou carma. Cada pessoa deve estar consciente de suas ações para atingir o equilíbrio em sua vida.Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita, podendo utilizar-se de drogas.

Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.A pessoa torna-se senhor de si mesmo, ganhando sabedoria e força interior. As energias masculina e feminina ficam equilibradas, e a resolução das duas, interagindo fora do corpo, cessa como problema, pois todas as relações tornam-se puras. Os sentidos são controlados, e a pessoa flui livremente, sem os obstáculos de uma barreira externa. É a força motivadora, pois se luta para conseguir o equilíbrio em todos os níveis.

4º CHAKRA CARDÍACO/ ANAHATA CHAKRA

 

Glândula: Timo

Planeta: Vênus (lunar feminino)

Pedra preciosa: Diamante

Elemento: Ar.

Dia da semana: Sexta

Cor: Rosa - amor incondicional ou verde.

Sentido predominante: pelo tato.

Símbolo: Hexagrama. (Vênus/Mercúrio, masculino e feminino)

Localização no corpo: Plexo cardíaco; o coração.

Significado do nome do chakra: Intocado

Deidade: Shiva na sua forma velha Rudra Shiva. Senhor do Nordeste. Ishana Shiva é inteiramente separado do mundo.

 

De pele azul – canforado, representa a natureza das pessoas do quarto chakra, que é a felicidade perpétua. Usa uma pele de tigre, simbolizando o tigre da mente que habita a floresta dos desejos. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.

5º CHAKRA LARÍNGEO/ VISHUDDHA CHAKRA

 

Glândula: tireoide

Planeta: Júpiter (Guru)

Pedra preciosa: Safira amarela, Topázio amarelo e Citrino.

Elemento: éter -Akasha Ar, mas num sentido mais sutil, associado ao som (Mantram).

Dia da semana: quinta-feira

Cor: roxo esfumaçado.

Localização no corpo: garganta. Deidade: Shiva.

 

A tendência deste Vayu (ar) é transportar o ar para a cabeça, auxiliando na produção do som. Aspectos: Conhecimento; o plano humano.A meditação no espaço vazio na área da garganta produz calma, serenidade e pureza, voz melodiosa, comando da fala e dos mantras, capacidade para escrever poesia, interpretação das escrituras e compreensão da mensagem escondida nos sonhos. Também torna a pessoa mais jovem, radiante (ojas) e um bom professor das ciências espirituais.

Quando está energeticamente equilibrado, facilita psicofonia e a clariaudiência. É considerado também um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chacras superiores (cabeça).Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele.

 

Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos, independência, idealização, senso de planejamento, força de vontade, capacidade de tomar decisões. O indivíduo buscará somente o conhecimento verdadeiro, além das limitações do tempo, das condições culturais e da hereditariedade. O principal problema encontrado no quinto chakra é o intelecto negativo, que pode ocorrer através da ignorância no uso insensato do conhecimento.

6º CHAKRA FRONTAL/ AJNA CHAKRA (3º olho)

 

Cor: azul índigo/violeta

Glândula: hipófise (pituitária)

Planeta: Saturno

Pedra preciosa: Safira azul, Ametista e Lápis lazúli.

Elemento: Presença de todos os cinco elementos.

Deidade: Shiva/Shakti. Aspectos a serem Compreendidos: Intuição (fenômenos paranormais) e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento. No Chakra Ajna o próprio yogue se torna uma manifestação divina.

 

Personifica todos os elementos em suas formas ou essências mais puras. Todas as alterações externas e internas não constituem um problema. A mente atinge um estado de esclarecimento cósmico não-diferenciado. Termina a dualidade.

Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra. Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos. Desconcentração, dogmatismo, vê a vida com limitação, arrogância, medo, perda da fé e sedução, delírios, egoísmo, obsessão, teimosia e apego a crenças impostas pela sociedade.

Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano. É o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro. Aspectos a serem Compreendidos: Iluminação.Desenvolvido facilita a telepatia, a mediunidade, expande a consciência. Não tem desequilíbrios. Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

7º SOMA CHAKRA (Chakra das Mil Pétalas).

 

Elemento: Presença de todos os cinco elementos.

Cor: Branco Fluorescente, Dourado

Glândula: pineal

Símbolo: Lua Cheia/ Néctar; a lua

Planeta regente Rahu

Deidade: Shiva/Shakti

Localização: Um dos menores chakras dentro do sétimo, Soma está localizado acima do “terceiro olho” no centro da testa.

 

Aqui a semente física masculina (bindu) use-se à feminina, e a união interior e exterior torna-se tantra (consciência expandida) por ser uma combinação de bhoga e yoga, portanto, a meditação em Kameshavara apazigua o ego, e o yogi, sentado no Chakra Soma, seria felicidade eterna através da união de Shiva e Shakti – o último objetivo do Kundalini Yoga. Não é mais a serpente furiosa que respira fogo, como acontece quando subitamente desperta seu sono.

SAHASRĀRA CHAKRA

 

Também chamado de mil pétalas”. Chakra Shunya (vazio, vácuo) e chakra Niralambapuri (moradia sem apoio).

Localização: Topo craniano, plexo cerebral. O Chakra Soma está incluído.

Cor :Dourada.

Planeta regente: Ketu.

 

Deidade: O Guru interior. Shakti: Chaitanya/Jesus.Antes de atingir este chakra o yogi é incapaz de chegar à consciência inconsciente chamada asama-prajnata-samadhi. Neste estado não há atividade de mente, nem qualquer conhecimento, nada a ser conhecido: conhecimento, conhecedor e conhecido, tudo fica unificado e liberado.

O samadhi que é a unidade com o Espírito, estado mais elevado o qual se consegue através da meditação prolongada e profunda. Samadhi é a expansão da alma no Espírito. Consiste em retirar a mente dos sentidos para unificá-la ao Espírito) é o êxtase puro da inatividade total. Até o sexto chakra o yogi pode entrar em um transe no qual a atividade ou forma permanece ainda dentro da consciência.

 

Quando a Kundalini sobe até o Chakra Sahasrara, dissolve-se a ilusão do “ser individual”. O yogue torna-se realizado, uno com os princípios cósmicos que governam todo o universo dentro do corpo.

bottom of page