top of page

Sejam Bem Vindos !!!

Cabe a nós saber decidir pelo que é errado e certo. Descobrir nosso eu interior, nossos limites e potencialidades e desta forma poderá ocorrer nosso crescimento interno e consequentemente externo. 

Essa é a lei do universo ação e reação. Deuses, entidades espirituais, mestres, gurus etc... estão para nos ajudar no caminho, mesmo sabendo que quando tomamos decisões erradas a relação entre nós e eles que nos acompanham, é de amor (isto é, se sua relação com eles também é de amor) e nunca de dor ou punição. Pois quando crianças e estamos aprendemos a andar, caímos e nossa mãe ou pai diz “levanta vem, anda novamente”, sempre nos apoiando.

"Só vem a tranquilidade quando a mente compreende seus próprios movimentos, que são os movimentos do "eu", e este “eu” deve estar livre, aberto a novos conhecimentos e desafios.

Ruth A. Barbosa 

O conhecimento e evolução espiritual não têm fronteiras. A alma é livre.  Porém, o homem em sua ingenuidade, acabou apegando-se muito mais aos mestres do que aos seus ensinamentos.

Se pudermos resumir toda a filosofia e os ensinamentos desses homens em palavras, seriam: “Sensibilidade”.
Mesmo aqueles que não seguem nenhum ritual ou os que seguem, passam por problemas, cada um tem seu karma, não devemos ter com deuses ou santos, entidades o que chamamos de teologia da prosperidade ou apenas relação de troca, (se eu te der isso você me dá aquilo). 

A relação com o divino vão além de trocas, vão pelas suas atitudes, sua postura perante o próximo e com você mesmo. Onde houver troca não há amor, apenas barganha, doutrinas de recompensa e punição: Há o medo e não respeito e amor. 

"Deus é tão grande que não cabe entre quatro paredes, por isso é que creio que Ele ou Ela pode se manifestar de diferentes formas a distintas culturas" 

Uma das causas que explicam que um grupo seja mal conhecido é o isolamento social em que ele se encontra mesmo se está em contato permanente com o resto da população. O preconceito origina, muitas vezes, medidas de segregação material e social que, por seu lado, favorecendo a ignorância, contribuem para arraigar o preconceito. Mas,  a ignorância provém tanto da ausência de conhecimentos, como da presença de ideias falsas. 

A ignorância em si não faz nascer o preconceito, mas condiciona ou favorece o seu desenvolvimento em graus diversos conforme os grupos de que se trata. Quando a ignorância representa um papel importante no aparecimento dos preconceitos, estes poderão ser eficazmente combatidos pela informação, que virá completar os conhecimentos ou combater as ideias falsas. Então vamos lá. Clique abaixo, pesquise, leia e divirta-se nesse imenso universo.

Quem são e de onde vêm os ciganos?

 

Entrar em contato com os ciganos e seu mundo de significações e práticas que podemos chamar de cultura cigana ou ‘ciganidade’, mesmo correndo o risco das generalizações, é estar em contato com um tema que insiste em escapar entre nossos dedos.Chamados "Povo das estrelas"

 

Aprenderam, adaptaram-se e interagiram com as culturas locais, levando em suas bagagens uma infinidade de conhecimentos, que para alguns de nós ainda é imcompreensível e distante.

 

Durante séculos as adjetivações negativas em relação aos ciganos apareceram em leis, decretos, matérias jornalísticas, processos criminais e também nas artes. Esses processos de exclusão fizeram e fazem parte da dinâmica dos Estados que veêm os grupos ciganos como perigosos e desnecessários.

 

A única certeza é que nunca faltará preconceito e ignorância, medo e fascínio, injustiças e alegrias ao longo de sua interminável jornada.

 

Viajar neste universo cigano é conviver com as diferenças.

Sejam Bem-vindos ao mundo cigano!!

Agradecimentos:

Com todo orgulho criei esta página in memorian minha família, , isto é, em homenagem àqueles que nos possibilitaram existir geneticamente, mantendo o conhecimento que nos mantém VIVOS.

Aos meus amigos, em particular Rosemary Almeida, Jaqueline Ferreira, e Marcelo Reis, sem eles não poderia haver esse intercâmbio de conhecimento.

Aos meus alunos, que tanto aprendi com eles.

Aos internautas que disponibilizam gratuitamente conteúdos de estudo.

As forças invíveis aos nossos olhos, porém sentidas no coração.

 

Fotos & Vídeos
bottom of page