top of page

Quem sou eu

 

 Achei lindo esse poema!!!!

 

Um pássaro que não quer ser aprisionado... 

Assim é minha alma... 

Que pousa aonde encontra alento e amor... 

Mas, que precisa estar livre para voar se assim desejar... 

Sou fiel aos meus sentimentos e não aceito que me prove... 

 

Quando amo...sinto a intensidade do amor percorrer cada célula de meu corpo... 

Minha alma que de tão transparente e tão lúcida suscita de paixão... 

Sou menina...sou mulher...

Se rodopio entre véus e moedas esqueço a ingratidão deste mundo e me entrego a magia que encanta minha alma e repousa meu espírito... 

 

Quero tão pouco dessa vida... 

Quero uma fogueira para dançar em volta... 

Lençóis macios para amar... 

Quero a lua e as estrela como testemunha do meu amor...

Quero a brisa da madrugada e nada mais encobrindo meu corpo que dança... 

 

E quando os primeiros raios do sol nascer... ainda quero preso entre meus dedos uma taça de vinho seco... 

Lanço a sorte a todos e como recompensa recebo-a de volta... 

Assim é minha "alma cigana”

Resolvi criar essa página, como fonte de estudos para todos nós. Formada em Economia, Pedagogia e Pós-graduada em Tecnologia da Educação, Designer, mas, também pesquisadora de culturas e tradições diversas. Há pelo menos 30 anos, lembro, que os primeiros autores sobre temas espirituais que tive contato foram Krishnamurti, Paul Brunton e outros. Frequentei vários locais com culturas diferentes,  e assim fui caminhando nesta estrada.

    Montei um espaço cultural no Catete, RJ em 1993 com diversos, cursos, Danças, Palestras e Terapias. Viajei à India em 1994, para conhecer de perto a cultura.

    Como todo e qualquer caminhante, fiz um recesso mas, nestes anos continuei minhas pesquisas sempre tentando buscar em fontes fidedignas de estudiosos.

    A cultura cigana sempre me fascinou, descente de cigana por parte de avós, esta, porém, muito pouco me contava, acho que devido aos preconceitos e perseguições que sempre esse povo sofreu apenas me dizia que um dia eu iria aprender e poder falar.

   E assim foi, atualmente trabalho com palestras, cursos sempre mostrando o quanto temos que caminhar, para  acabar com tantas guerras religiosas e injustiças.  O povo cigano foi discriminado e ainda é por todas as religiões e culturas. 

 

Esse site foi criado com intuito de contribuir com diversas culturas conhecê-las, compreender, sabendo que a vida é um eterno aprendizado e que estamos apenas de passagem, então que passemos com um pouco de amor e respeito ao próximo.

Uma das maiores causas de situações etnocêntricas são as diferenças entre as religiões existentes no mundo. O fato de se acreditar em ideologias diferentes, faz com que os indivíduos julguem as crenças dos outros como inferiores às suas, levando, por vezes, a conflitos religiosos violentos.

Perseguições religiosas e a povos com culturas diferentes,  escondem motivações políticas e econômicas. As perseguições religiosas são históricas. Quanto sangue já foi derramado em nome de Deus. Certamente, apesar dos séculos, isso repercute hoje. Quanto ainda será ?

 

A Inquisição da Igreja Católica queria impedir a proliferação de seitas anticristãs, matou entre 75-100 milhões de pessoas.

No Nazismo 6 milhões de judeus, cerca de 1 milhão de ciganos, entre os quais mais de 2.600 crianças que foram mortas pelo Nazismo.

No Brasil durante o período escravocrata que iniciou-se com a vinda dos negros da África, onde foram vendidos e negociados como mercadorias descartáveis, pelo menos 150 milhões de negros foram mortos, e considerados "sem alma" sendo proibidos de praticar sua religião nativa. Havia e há somente uma explicação lógica: a ganância pelo maior lucro.

 

No fundamentalismo islâmico é curiosa a grande adesão ao Estado Islâmico de simpatizantes não islâmicos e, frequentemente, de origem europeia às causas do EI. Muitos jovens do Ocidente se oferecem para integrar o grupo e servir ao seu propósito jhadista.

Militantes do Estado Islâmico divulgam  vídeos que mostram crianças sírias sendo executadas.

 

No Brasil atualmente vemos nas notícias crianças e adolescentes sendo  discriminadas por sua religião ou por não ter religião.

 

Eu me pergutno. Por que tanto ódio????

Se pudéssemos ler as escrituras das diversas religiões com a cultura dos seguidores daquelas religiões, chegaríamos à conclusão que todas elas estão de acordo nos seus princípios básicos e que são úteis para todos.” (Gandhi) 

Banjara - Dança Cigana Rajastão
Dança Celta - Irlanda
Dança Flamenca - Sevilha
Dança dos Orixás - Brasil
bottom of page